Ouvidoria Geral

(98) 3384-1073

Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS)

Lais de Cassia Lopes Martins

AVENIDA ALBINO MOREIRA

9833841073

08:00:00 – 14:00:00

assistenciasocial@presidentesarney.ma.gov.br

Atribuições
  1. Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)
    • Implementar e coordenar serviços, programas e benefícios de assistência social no município.
  2. Proteção Social Básica
    • Oferecer serviços como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes, idosos e famílias.
    • Manter o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atendimento à população em situação de risco social.
  3. Proteção Social Especial (Média e Alta Complexidade)
    • Atuar por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no atendimento a famílias e indivíduos em situação de violência, abandono ou exploração.
    • Acolhimento institucional (abrigos para idosos, crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua).
  4. Gestão de Benefícios Sociais
    • Operacionalizar programas como Bolsa Família (agora substituído pelo Auxílio Brasil) e outros benefícios assistenciais.
  5. Enfrentamento às Violações de Direitos
    • Combate ao trabalho infantil, violência doméstica, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
  6. Inclusão Produtiva e Geração de Renda
    • Promover cursos, capacitações e parcerias para autonomia econômica de famílias atendidas.
  7. Articulação com Conselhos e Rede Socioassistencial
    • Trabalhar em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e outras entidades (ONGs, igrejas, etc.).
  8. Atendimento à População em Situação de Emergência
    • Ações de assistência em casos de desastres naturais ou crises sociais.