Ouvidoria Geral

(98) 3384-1073

Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEMAF)

Elioenay Silva Lima

AVENIDA ALBINO MOREIRA

9833841073

08:00:00 – 14:00:00

administracaoefinancas@presidentesarney.ma.gov.br

Atribuições

Gestão Financeira e Orçamentária

  • Elaboração, execução e controle do orçamento municipal.
  • Administração da receita e despesa pública.
  • Arrecadação de tributos municipais (como IPTU, ISS, taxas e contribuições).
  • Contabilidade pública e prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

2. Administração de Pessoal e Recursos Humanos

  • Folha de pagamento dos servidores municipais.
  • Processos de admissão, aposentadoria e benefícios do funcionalismo.
  • Cumprimento das leis trabalhistas e normas do serviço público.

3. Licitações e Contratos

  • Realização de processos licitatórios (pregões, concorrências, etc.).
  • Gestão de contratos administrativos e convênios com o estado e União.

4. Patrimônio e Almoxarifado

  • Controle dos bens móveis e imóveis do município.
  • Gestão de compras e estoque de materiais para a prefeitura.

5. Modernização e Eficiência Administrativa

  • Implantação de sistemas de gestão financeira (como o SIAFEM – Sistema Integrado de Administração Financeira).
  • Promoção de políticas de transparência e acesso à informação.

6. Apoio às Demais Secretarias

  • Assessoria técnica e financeira para outras pastas (Saúde, Educação, Obras, etc.).